Consed

Presidência

foto de Eduardo Deschamps

Eduardo Deschamps

Conselho Nacional de Secretários de Educação

Formação Acadêmica:
Graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Principais Atividades Exercidas:
Professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 1990, onde ocupou os cargos de: Chefe do Departamento e Coordenador do Colegiado de Curso de Engenharia Elétrica, Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau, Reitor e Presidente da FURB. É membro instituidor da Fundação Fritz Müller e foi membro do Conselho da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), do Conselho de Desenvolvimento Regional de Blumenau e do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (DESENVESC). Está credenciado como docente avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Atuou com secretário–adjunto da Secretaria de Estado da Educação do Estado de Santa Catarina de janeiro de 2011 a março de 2012.

Vice-Presidência

foto de Osvaldo Barreto Filho

Osvaldo Barreto Filho

Conselho Nacional de Secretários de Educação

Formação Acadêmica:
Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1972), com especialização em Planejamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1994).

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Administração, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão Governamental e formulação de Políticas e de Gestão de Sistemas Educacionais.

Principais Atividades Exercidas:
Secretário da Educação do Estado da Bahia, diretor da escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), diretor-executivo da Fapex (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão) e assessor da Reitoria da UFBA.

foto de Rossieli Soares da Silva

Rossieli Soares da Silva

Conselho Nacional de Secretários de Educação

Formação Acadêmica:
Bacharel em Direito

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Sistemas de Avaliação, Novas Tecnologias Educacionais, Currículo Educacional, Gestão de Infraestrutura Escolar, Gestão de Recursos Humanos para a Educação, dentre outros.

Principais Atividades Exercidas:
Implantou importantes projetos de estruturação das políticas públicas educacionais do Estado, como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam); o programa “Professor na Era Digital”, por meio do qual mais de 40 mil professores das redes estadual e municipais de ensino em todo o Amazonas tiveram a oportunidade de receber notebooks para aperfeiçoar sua formação e aprimorar suas atividades pedagógicas. Coordenou (em 2011) o maior concurso público já realizado pelo Governo do Amazonas na área da educação. Atuou como Diretor de Planejamento, Diretor de Infraestrutura e como Secretário Adjunto de Gestão.

foto de Maria Cecilia Amendola da Motta

Maria Cecilia Amendola da Motta

Conselho Nacional de Secretários de Educação

Formação Acadêmica:
Graduada em Pedagogia - com habilitação em administração e supervisão, e Ciências Biológicas, especialista em Didática do Ensino Superior, Ecologia e Gestão de Cidades e mestre em Educação na área de Políticas Públicas para a Infância.

Principais Atividades Exercidas:
Foi secretária municipal de Educação de Campo Grande (2005-2012); presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul - Undime/MS (2009-2012) e vice-presidente da Undime Nacional (2011-2012); membro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2009-2012); e presidente em Mato Grosso do Sul da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEP/MS (1997-2004) e OMEP Brasil (2001-2007) e vice-presidente da OMEP Brasil na região Centro-Oeste (desde 2008).

foto de Antônio José Vieira de Paiva Neto

Antônio José Vieira de Paiva Neto

Conselho Nacional de Secretários de Educação

Formação Acadêmica:
Professor de Sociologia formado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal Fluminense e UNI-RIO.

Principais Atividades Exercidas:
Entrou para rede estadual de Educação em 1993 no Programa dos CIEPs para lecionar nos Ginásios Públicos Estaduais. Com o fim do Programa, passou a atuar como professor de Sociologia e Direito (curso técnico) no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, onde se tornou Diretor da Escola em 2004. Convidado para ser Coordenador do Ensino Médio Estadual em 2008, logo se tornou Diretor Geral de Educação, chegando à Subsecretaria de Gestão do Ensino em 2011.

foto de Ana Seres Trento Comin

Ana Seres Trento Comin

Conselho Nacional de Secretários de Educação

Mestre em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa. Experiência de 40 anos no magistério, com ênfase em Educação em Tempo Integral, com implantações de programas no Distrito Federal e nos Estados do Paraná e Sergipe. Participações em bancas de defesa de trabalhos de monografias em cursos de Pós-graduação. Atuou como Superintendente na Secretaria de Estado da Educação. Chefiou o Núcleo Regional de Educação de Pato Branco e também foi Secretária Municipal de  Educação, Cultura,  Esporte e Lazer no mesmo município.

Presidência

Sobre a Presidência 

A presidência é o órgão executivo do CONSED, sendo constituída de um colegiado composto de 1 (um) Presidente e 5 (cinco) Vice-presidentes.

Compete ao(à) Presidente:

I - Dirigir e administrar o CONSED de acordo com o disposto neste Estatuto e com as deliberações dos demais membros da presidência e do Fórum de Secretários;

II - representar o CONSED ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente;

III - cumprir e fazer cumprir este Estatuto e as demais normas exaradas pelo Fórum;

IV - convocar e presidir as reuniões da presidência e do Fórum de Secretários tendo, nas votações, direito também ao voto de desempate, caso necessário;

V - assinar, em nome do CONSED, quaisquer atos, documentos ou correspondências que impliquem obrigação ou responsabilidade institucional;

VI - autorizar, após parecer do Conselho Fiscal, alterações orçamentárias (créditos adicionais, transferências e cancelamentos) e movimentação de patrimônio (aceitação de legados e doações, alienação, permuta ou gravação de imóveis);

VII - contratar e dispensar o(a) secretário(a) executivo(a), com a anuência dos demais membros da presidência;

VIII - assinar, conjuntamente com o contador, os balancetes e o balanço contábil;

IX - anuir com a dispensa e com a contratação de funcionários do quadro permanente do CONSED, conforme propositura apresentada pelo Secretário Executivo;

X - promover a contratação de consultoria técnica especializada, conforme os critérios definidos em Instrução Normativa própria, quando os serviços demandados forem de natureza imediata, emergencial e não se prolongarem por mais de 90 (noventa) dias;

XI - firmar acordos e convênios para a realização de ações e projetos de interesse do CONSED e/ou de interesse comum das Secretarias de Educação;

XII - participar de eventos nacionais e internacionais em nome do CONSED ou, na impossibilidade de comparecimento, indicar representante;

XIII - deliberar, em instância final, sobre os demais assuntos de interesse do CONSED e sobre questões omissas neste Estatuto;

XIV - desempenhar as demais funções inerentes ao cargo e as que lhe forem atribuídas pelo Fórum de Secretários de Educação.

§ 1º. São reservadas ao(à) presidente outras atribuições que não lhe sejam vedadas por este Estatuto e se compreendam no âmbito natural de sua competência.

§ 2º. Quando caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa causar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, bens e serviços, e desde que não haja tempo hábil para reunir o Fórum de Secretários de Educação, o(a) presidente poderá, excepcionalmente, adotar medidas de competência do Fórum, ad referendum deste, justificando a medida, por escrito.


Compartilhar