Consed

foto de Marco Antônio Brandão Lopes

Marco Antônio Brandão Lopes

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Acre

Formação Acadêmica:
Graduado em Licenciatura em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Acre (1990) e Mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).


Domínio em temas de Educação e Gestão:
Gestão Educacional, Regulação e Avaliação no Ensino Superior.


Principais Atividades Exercidas:
Foi professor da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Acre de 88 a 90 e professor Adjunto da Universidade Federal do Acre, desde 1990.Foi ainda Diretor de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, no período de janeiro de 2011 a abril de 2012 e Diretor-Presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi, no período de abril de 2012 a abril de 2014.

foto de Luciano Barbosa

Luciano Barbosa

Secretário(a) de Educação

Secretaria da Educação e do Esporte de Alagoas

Formação Acadêmica:
Engenheiro civil com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos EUA

Principais Atividades Exercidas:
Foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca no governo Severino Leão (1993/1996), Secretário de Finanças e de Saúde da Prefeitura de Arapiraca na administração da prefeita Célia Rocha (1997/2004); Secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração do governo de Divaldo Suruagy (1995/97). Foi Secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros em 1999, como ministro da Justiça do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995/2002).

foto de Rossieli Soares da Silva

Rossieli Soares da Silva

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação e da Qualidade de Ensino do Amazonas

Formação Acadêmica:
Bacharel em Direito

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Sistemas de Avaliação, Novas Tecnologias Educacionais, Currículo Educacional, Gestão de Infraestrutura Escolar, Gestão de Recursos Humanos para a Educação, dentre outros.

Principais Atividades Exercidas:
Implantou importantes projetos de estruturação das políticas públicas educacionais do Estado, como o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam); o programa “Professor na Era Digital”, por meio do qual mais de 40 mil professores das redes estadual e municipais de ensino em todo o Amazonas tiveram a oportunidade de receber notebooks para aperfeiçoar sua formação e aprimorar suas atividades pedagógicas. Coordenou (em 2011) o maior concurso público já realizado pelo Governo do Amazonas na área da educação. Atuou como Diretor de Planejamento, Diretor de Infraestrutura e como Secretário Adjunto de Gestão.

foto de Conceição Corrêa Medeiros

Conceição Corrêa Medeiros

Secretário(a) de Educação

Secretaria da Educação e do Esporte do Amapá

Formação Acadêmica:
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia – Orientação Educacional pela Universidade Federal do Pará, Pós-graduada em Planejamento da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, Mestranda em Ciências da Educação/UNISAL-PY.

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Educação e Sociedade, Educação Integral, Educação Profissional, Educação do Campo, Gestão de Pessoas, Gestão Democrática.

Principais Atividades Exercidas:
Técnicas de Assuntos Educacionais da UNIFAP, Diretora do departamento de Assuntos Culturais e Estudantil da UNIFAP, Diretora do Departamento de Pós-Graduação da UNIFAP, Coordenadora do Ensino de Pós-Graduação da UNIFAP, Pró-Reitora de Graduação da UNIFAP, Membro do Conselho Superior da UNIFAP, Membro do Conselho Estadual de Educação, Membro do Conselho de Educação do Município de Macapá, Secretária Municipal de Educação, Presidente da UNDIME do Estado do Amapá, Vice-Presidente da UNDIME da Região Norte.

foto de Osvaldo Barreto Filho

Osvaldo Barreto Filho

Secretário(a) de Educação

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Formação Acadêmica:
Graduado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1972), com especialização em Planejamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1994).

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Administração, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão Governamental e formulação de Políticas e de Gestão de Sistemas Educacionais.

Principais Atividades Exercidas:
Secretário da Educação do Estado da Bahia, diretor da escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), diretor-executivo da Fapex (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão) e assessor da Reitoria da UFBA.

foto de Mauricio Holanda Maia

Mauricio Holanda Maia

Secretário(a) de Educação

Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Formação Acadêmica:
Doutor em Políticas Públicas da Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Principais Atividades Exercidas:
Ocupou a função de secretário adjunto de Educação, tendo colaborado com o desenvolvimento do Plano de Governo para área. Consultor Legislativo de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Federal. Foi Secretário Municipal de Educação do Município de Sobral e professor das Universidades (UFC) e do Vale do Acaraú (UVA). Foi professor colaborador da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Colaborou com o Ministério da Educação (MEC) na construção de materiais e nas oficinas para o Programa de Apoio ao Secretário Municipal de Educação (PRASEM).

foto de Júlio Gregório

Júlio Gregório

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Formação Acadêmica:
Formado em Química pela Universidade de Brasília e pós-graduado em Administração da Educação e em Avaliação Institucional.

Principais Atividades Exercidas:
Foi coordenador de Educação da equipe de transição; É membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da Capes. Foi professor da rede pública de ensino do DF durante 24 anos, em escolas como o Centro de Ensino Fundamental 4 de Taguatinga e o Elefante Branco. Dirigiu o Centro de Ensino Médio Setor Oeste, o Colégio da Asa Norte (atual Paulo Freire), o Galois e o Inei. Na Secretaria de Educação, foi ainda diretor do Departamento de Inspeção de Ensino e do Departamento de Planejamento Educacional e integrou o Conselho de Educação do Distrito Federal.

foto de Haroldo Corrêa Rocha

Haroldo Corrêa Rocha

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Formação Acadêmica:
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Principais Atividades Exercidas:
Além de professor universitário, foi técnico do Instituto Jones dos Santos Neves, pró-reitor de Administração da Ufes, secretário de Planejamento da Prefeitura de Vitória, diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), secretário de Estado da Educação do Espírito Santo (2007 – 2010) e secretário parlamentar.

foto de Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira

Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Formação Acadêmica:
Formada em Letras, é mestre pela UnB e doutora em Linguística pela Universidade da Califórnia, EUA. Possui ainda pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris.

Principais Atividades Exercidas:
Deputada federal por dois mandatos (2003/2006 – 2007/2010), presidiu a Comissão de Turismo e Desporto, foi membro das Comissões de Educação e Cultura; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; do Conselho de Altos Estudos e de várias Frentes Parlamentares.
​No Governo de Goiás, foi secretária de Estado da Educação; da Ciência e Tecnologia; e da Cidadania. Na iniciativa privada foi diretora executiva da Fundação Jaime Câmara e diretora-presidente do Instituto Jaime Câmara, onde coordenou, entre outros, o projeto Boa Visão, de apoio e incentivo à saúde e a educação, tendo em vista a melhoria da acuidade visual dos jovens na fase escolar. Também coordenou o Projeto SER PLENO, de Educação Integral em Tempo Integral, criado pelo Instituto Jaime Câmara em parceria com a Secretaria Estadual.

foto de Áurea Regina Prazeres

Áurea Regina Prazeres

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação do Maranhão

Formação Acadêmica:
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema); especialista em Orientação Educacional (PUC-MG); pós-graduanda em Gestão Pública Municipal (Uema) e mestranda em Educação pela Universidade Del Salvador (USAL).

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Atua há mais de 15 anos nas áreas de educação escolar e popular.

Principais Atividades Exercidas:
Professora das redes públicas municipal e estadual de ensino, foi secretária-adjunta de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Integra também o Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA – Porto Alegre), o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais do Mestrado em Educação – área de concentração Gestão Educacional (Ufma).

foto de Macaé Maria Evaristo dos Santos

Macaé Maria Evaristo dos Santos

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Formação Acadêmica:
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990).
-Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - FAE/ Universidade Federal de Minas Gerais (2006).

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Atua principalmente em temas como política educacional, movimentos sociais, inclusão e pluralidade cultural.

Principais Atividades Exercidas:
Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte desde 1984, onde atuou na coordenação e direção de escola pública. Atuou como Gerente de Coordenação da Política Pedagógica, Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Educação, no período de 2004 a 2012. Foi professora do Curso de Magistério Intercultural Indígena e coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais no período de 1997 a 2003. Atuou como Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2013-2014).

foto de Maria Cecilia Amendola da Motta

Maria Cecilia Amendola da Motta

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul

Formação Acadêmica:
Graduada em Pedagogia - com habilitação em administração e supervisão, e Ciências Biológicas, especialista em Didática do Ensino Superior, Ecologia e Gestão de Cidades e mestre em Educação na área de Políticas Públicas para a Infância.

Principais Atividades Exercidas:
Foi secretária municipal de Educação de Campo Grande (2005-2012); presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso do Sul - Undime/MS (2009-2012) e vice-presidente da Undime Nacional (2011-2012); membro do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2009-2012); e presidente em Mato Grosso do Sul da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEP/MS (1997-2004) e OMEP Brasil (2001-2007) e vice-presidente da OMEP Brasil na região Centro-Oeste (desde 2008).

foto de Permínio Pinto Filho

Permínio Pinto Filho

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso

Formação Acadêmica:
Graduado em Engenharia Agronômica – Universidade Federal do Paraná (1991)


Principais Atividades Exercidas:
Coordenador de Planejamento da Secretaria de Estado de Agricultura de Mato Grosso (1995-1996); Secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá (1997-1998); Secretária de Agricultura e Abastecimento de Cuiabá (1990-2000); Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (2001-2002); Chefe de Gabinete da Assembleia Legislativa (2003-2004)
Vereador por Cuiabá (2005-2008)
Secretário-adjunto de Educação de Cuiabá (2009-2010); Secretário de Educação de Cuiabá (2011-2012) e Assessor técnico da liderança da minoria na Câmara Federal (2013)

foto de Ana Claudia Hage

Ana Claudia Hage

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado de Educação do Pará

foto de Aléssio Trindade de Barros

Aléssio Trindade de Barros

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba

Formação Acadêmica:
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1996), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e curso tecnico-profissionalizante em Eletrotécnica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (1985).

Principais Atividades Exercidas:
Foi secretário de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação.

foto de Fred Amancio

Fred Amancio

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Educação de Pernambuco

Formação Acadêmica:
Formado em Administração pela Universidade de Pernambuco e em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Economia Aplicada à Gestão Fiscal, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e, tem MBA em Gestão de Negócios em Petróleo e Gás, pela FGV do Rio de Janeiro.

Principais Atividades Exercidas:
Foi secretário estadual de Saúde, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape e secretário estadual de Planejamento e Gestão.

foto de Rejane Ribeiro de Sousa Dias

Rejane Ribeiro de Sousa Dias

Secretário(a) de Educação

Secretaria Estadual da Educação e da Cultura do Piauí

Formação Acadêmica:
Bacharelado em Administração - AESPI
Bacharelado em Direito, pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina – CEUT.

Principais Atividades Exercidas:
Foi secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) e secretária de Assistência Social (SASC). Foi eleita Deputada Estadual em 2010 e em 2014

foto de Ana Seres Trento Comin

Ana Seres Trento Comin

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa. Experiência de 40 anos no magistério, com ênfase em Educação em Tempo Integral, com implantações de programas no Distrito Federal e nos Estados do Paraná e Sergipe. Participações em bancas de defesa de trabalhos de monografias em cursos de Pós-graduação. Atuou como Superintendente na Secretaria de Estado da Educação. Chefiou o Núcleo Regional de Educação de Pato Branco e também foi Secretária Municipal de  Educação, Cultura,  Esporte e Lazer no mesmo município.

foto de Antônio José Vieira de Paiva Neto

Antônio José Vieira de Paiva Neto

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Formação Acadêmica:
Professor de Sociologia formado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal Fluminense e UNI-RIO.

Principais Atividades Exercidas:
Entrou para rede estadual de Educação em 1993 no Programa dos CIEPs para lecionar nos Ginásios Públicos Estaduais. Com o fim do Programa, passou a atuar como professor de Sociologia e Direito (curso técnico) no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, onde se tornou Diretor da Escola em 2004. Convidado para ser Coordenador do Ensino Médio Estadual em 2008, logo se tornou Diretor Geral de Educação, chegando à Subsecretaria de Gestão do Ensino em 2011.

foto de Francisco das Chagas Fernandes

Francisco das Chagas Fernandes

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte

Formação Acadêmica:
Licenciado em Letras pela UFRN.

Principais Atividades Exercidas:
Foi diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (1989-2003), atuou como Conselheiro Nacional (1998-2003) e na direção do Fundef (2003-2004). No período de 2004-2007, secretariou a Educação Básica do MEC e foi membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Coordenou as Conferências Nacionais de Educação (2008-2010) e Nacional de Educação Básica (2007-2008) e do Fórum Nacional de Educação (2011), atuou como Secretário Executivo Adjunto do MEC (2007-2014).

foto de Aparecida de Fátima Gavioli

Aparecida de Fátima Gavioli

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação de Rondônia

Formação Acadêmica:
Graduada em Pedagogia pela Unesc, Bacharel em Letras pela Faculdade de Educação de Cacoal/Unopar e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Rondônia; Especialista em Metodologia e Didática no Ensino Superior, Psicologia Social e Gestão Educacional. Mestre em Educação Especial pela UFMS/MS.

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Tem experiência na área de educação, com a docência no Ensino Básico e no Ensino Superior em Administração de Sistemas Educacionais e Direção Acadêmica de IES, Pesqusiadora da linha de pesquisa de Políticas Públicas; atua no Ensino Superior com as disciplinas: Educação Inclusiva, Avaliação Educacional, Metodologias da Pesqusia Científica, Educação Especial e Fundamentos da Psicopedagogia.

Principais Atividades Exercidas:
Formação Acadêmica:
Graduada em Pedagogia pela Unesc, Bacharel em Letras pela Faculdade de Educação de Cacoal/Unopar e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Rondônia; Especialista em Metodologia e Didática no Ensino Superior, Psicologia Social e Gestão Educacional. Mestre em Educação Especial pela UFMS/MS.

foto de Selma Maria de Souza e Silva Mulinari

Selma Maria de Souza e Silva Mulinari

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos de Roraima

Formação Acadêmica:
Graduação em Licenciatura Plena em História – UFRR; Especialização em Psicossociologia das Relações Afro Brasileiras – UFRR; Mestrado em História Social – UFRJ;

Domínio em temas de Educação e Gestão:
Historia social, Sociedade, Educação e Cultura.

Principais Atividades Exercidas:
Diretora do Departamento de Cultura da SECD (1995/2000); Diretora do Departamento de Assuntos Indígenas (2000/2001); Coordenadora do Programa Estadual de Artesanato (2001/2003); Pesquisadora do Museu Integrado de Roraima (2005/2009); Membro do Conselho Estadual de Cultura (1995/1997); Presidente do Conselho Estadual de Cultura(1998/1999). Membro do Conselho Estadual de Cultura; Diretora do Departamento de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura e Desportos -
SECD (1995/2000).

foto de Carlos Eduardo Vieira da Cunha

Carlos Eduardo Vieira da Cunha

Secretário(a) de Educação

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Formação Acadêmica:
Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Principais Atividades Exercidas:
É membro do Ministério Público, aprovado em concurso. Já foi vereador da Capital, deputado estadual por três mandatos e deputado federal por dois mandatos. Vieira também presidiu o Departamento de Limpeza Urbana de Porto Alegre e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

foto de Eduardo Deschamps

Eduardo Deschamps

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Formação Acadêmica:
Graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Principais Atividades Exercidas:
Professor titular da Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 1990, onde ocupou os cargos de: Chefe do Departamento e Coordenador do Colegiado de Curso de Engenharia Elétrica, Diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau, Reitor e Presidente da FURB. É membro instituidor da Fundação Fritz Müller e foi membro do Conselho da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), do Conselho de Desenvolvimento Regional de Blumenau e do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (DESENVESC). Está credenciado como docente avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Atuou com secretário–adjunto da Secretaria de Estado da Educação do Estado de Santa Catarina de janeiro de 2011 a março de 2012.

foto de Jorge Carvalho

Jorge Carvalho

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação de Sergipe

Formação Acadêmica:
Doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC de São Paulo; mestre em História e Filosofia da Educação, também pela PUC de São Paulo. Fez curso de especialização em Desenvolvimento Econômico e Relações Internacionais pela Universidade de Havana/Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e em Administração Pública pela Universidade de Campinas/Fundação de Desenvolvimento da Administração Pública. Estudou Direito e é licenciado em Pedagogia.

Domínio em temas de Educação e Gestão:
História da Cultura; Americanismo e educação brasileira; Cultura brasileira; Cultura escolar;
História da Educação e Avaliação das políticas educacionais

Principais Atividades Exercidas:
Foi Secretário Municipal de Educação nos períodos de 86/87 e 97/98. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Sergipe.

foto de Herman Jacobus Cornelis Voorwald

Herman Jacobus Cornelis Voorwald

Secretário(a) de Educação

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Formação Acadêmica:
Formado em engenharia mecânica pela Unesp em 1979; mestre em engenharia mecânica pelo ITA(Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em 1983; e doutor em engenharia mecânica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 1988.

Principais Atividades Exercidas:
Foi reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de janeiro de 2009 a dezembro de 2012, professor titular do departamento de materiais e tecnologia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Unesp desde 1996 e membro do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas.

foto de Adão Francisco de Oliveira

Adão Francisco de Oliveira

Secretário(a) de Educação

Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins

Doutor em Geografia em 2011 pelo Instituto de Estudos Sócio Ambientais (IESA) da UFG. Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (1996) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2002). É Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT de Porto Nacional, tendo sido o seu coordenador entre setembro de 2014 e fevereiro de 2015. Exerceu o cargode Assessor de Relações Institucionais da Reitoria dessa universidade de junho de 2012 a dezembro de 2014. Atua no magistério desde 1992, sendo que a sua atuação na Educação Superior é desde 2000. Foi professor da Unitins entre abril de 2008 e julho de 2010, onde atuou na Educação a Distância e ocupou os cargos de Diretor de Pesquisa Institucional e Assessor de Pós-Graduação, coordenou curso de Pós-GraduaçãoLato Sensu e realizou pesquisas e consultorias a partir da Pró-Reitoriade Pesquisa. Em Goiás, foi professor da UEG entre 2000 e 2007. Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana, com ênfase em Políticas Territoriais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, municipal e regional e desigualdades sócioespaciais, bem como em Sociologia Urbana e Sociologia da Educação. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles núcleo Goiânia, coordenador do OPTE Observatório de Políticas Educacionais e Territoriais e colaborador da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT (ECOCUT). É organizador de 5 livros e possui vários artigos publicados em revistas e na forma de capítulo de livro

foto de Maria Nilene Badeca da Costa

Maria Nilene Badeca da Costa

Membro Honorífico

Conselho Nacional de Secretários de Educação

Maria Nilene Badeca da Costa é natural de Ponta Porã. É pedagoga e já foi professora e vice-diretora. De 1995 a 1996 foi delegada do MEC (Ministério da Educação e do Desporto em Mato Grosso do Sul). Foi Secretária Municipal de Educação de Campo Grande de 1997 a 2004. Assumiu a Secretaria Estadual de Educação em 2007.

foto de Binho Marques

Binho Marques

Membro Honorífico

Conselho Nacional de Secretários de Educação

Arnóbio Marques de Almeida Júnior - <b>Binho Marques</b>, é secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC.

Professor de história, Binho foi secretário municipal de Educação de Rio Branco e secretário estadual de Educação do Acre por oito anos - por quatro acumulou também a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Inclusão Social. Também foi governador do estado entre 2007 e 2010.

Em 2012, assumiu a Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), responsável por apoiar as redes para a elaboração de seus Planos de Educação em consonância com o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e pelo apoio à valorização dos professores, com pagamento do piso e elaboração dos planos de carreira.

Fórum do Conselho

Compete, privativamente, ao Fórum de Secretários:

I - Formular a política geral do CONSED, fixando diretrizes e prioridades de atuação;

II - avaliar a conformidade das ações executadas com as diretrizes políticas adotadas;

III - eleger os membros integrantes da Presidência e do Conselho Fiscal, pelo voto direto e secreto, conforme dispõem os artigos 41 a 48deste Estatuto;

IV - deliberar sobre as medidas aplicáveis no caso de eventuais situações resultantes de omissão, descumprimento deste Estatuto e das demais normas do CONSED e/ou por envolvimento de seus membros em ação desabonadora e prejudicial ao nome e ao bom funcionamento da entidade;

V - aprovar o relatório de atividades e a prestação de contas anual, elaborados pela presidência, bem como balancetes, balanços e demonstrações contábeis;

VI - deliberar acerca da pertinência, viabilidade e critérios de escolha dos profissionais ou empresas a serem contratados para a prestação de serviços de consultoria especializada quando os serviços em questão não exigirem contratação imediata ou emergencial;

VII - deliberar acerca da admissão de membros honoríficos;

VIII - definir o valor das contribuições sociais dos membros;

IX - deliberar sobre a reforma deste Estatuto;

X - julgar, como instância revisora, os recursos interpostos em face das decisões da Presidência e do Conselho Fiscal;

XI - decidir sobre eventual dissolução da entidade e a destinação de seus bens.

Parágrafo único.A deliberação prevista no inciso IV deste artigo só poderá ser objeto de pauta do Fórum depois de ultimado o procedimento formal cabível, em que se oportunize ao membro em questão o exercício do direito ao contraditório e à ampla defesa.

Compartilhar