Uma nova visão para o Ensino Médio
Por Antônio José Vieira de Paiva NetoApós sair do 26º lugar no Ideb 2009 e alcançar o 4º em 2013, a rede estadual de Educação do Rio de Janeiro tem como meta a 1ª colocação no país. Entre as ações mais estruturantes realizadas para o alcance desse objetivo está a implantação de um Currículo Mínimo para toda a rede, estabelecendo habilidades e conteúdos essenciais. Tal inovação ação tornou possível o que pode ser definido como “direitos à aprendizagem”. Esse documento norteador para todos os professores conseguiu reduzir em 25% a desigualdade entre escolas da rede.
A partir do Currículo Mínimo diversas ações coordenadas foram desenvolvidas entre elas as avaliações sistemáticas do Saerj, o Reforço Escolar, a Formação Continuada e diversos materiais com orientações pedagógicas disponibilizadas a todos os docentes.
Para os próximos quatro anos, além da evolução e consolidação das ações já implantadas, estaremos expandindo a Educação Integral a um maior número de unidades escolares do estado do Rio de Janeiro e oferecer novas oportunidades de formação para alunos e professores por meio de um novo modelo de educação, realmente capaz de dialogar com as demandas do século XXI e promover a verdadeira educação integral do aluno.
Uma educação para Valores, que atenda os anseios juvenis. Esse modelo, que é uma nova visão para o Ensino Médio, está fundamentado no desenvolvimento de competências socioemocionais associadas ao desenvolvimento das competências cognitivas. A articulação entre competências socioemocionais e aprendizagem cognitiva foi cientificamente comprovado por uma pesquisa pioneira no mundo - realizada aqui no Rio de Janeiro pela OCDE.
Trata-se de dar condições à escola de desenvolver nos alunos algumas habilidades que, além de impulsionarem a aprendizagem, são fundamentais para o convívio social e o sucesso na vida profissional. O autocontrole, disciplina, responsabilidade, curiosidade e criatividade são alguns exemplos de habilidades que este modelo educacional procura desenvolver no jovem.
O Colégio Estadual Chico Anysio, que funciona como principal piloto para inovações do novo modelo educacional para o Ensino Médio, é o ambiente de validação desta proposta e, já no primeiro ano de atividade, seus alunos apresentaram um rendimento 50% superior à média da rede estadual, comprovando a aplicabilidade deste modelo.
Neste ano, 13 unidades escolares estarão recebendo o modelo e outras 50, que pertencem ao Programa Ensino Médio Inovador, estão se preparando para receber essa metodologia. Assim, entendemos que estamos criando as bases de uma Escola mais atrativa e transformadora.

Sobre o autor
Antônio José Vieira de Paiva Neto Formação Acadêmica: Professor de Sociologia formado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal Fluminense e UNI-RIO. Principais Atividades Exercidas: Entrou para rede estadual de Educação em 1993 no Programa dos CIEPs para lecionar nos Ginásios Públicos Estaduais. Com o fim do Programa, passou a atuar como professor de Sociologia e Direito (curso técnico) no Centro Interescolar Estadual Miécimo da Silva, onde se tornou Diretor da Escola em 2004. Convidado para ser Coordenador do Ensino Médio Estadual em 2008, logo se tornou Diretor Geral de Educação, chegando à Subsecretaria de Gestão do Ensino em 2011.